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Denys Chevalier Trecho de catálogo Berlim e Oldemburg
1/1/1964


Há ainda outro aspecto da arte de Sônia Ebling que eu gostaria de sublinhar, este mais especificamente plástico e escultural. Desejo falar da natureza multiposicional de muitas Ne suas esculturas. Com efeito, ainda que tradicionalmente, a escultura repouse sobre uma base, e uma só muitas peças da artista representam a singularidade de poder repousar sobre uma de suas outras fazes. 0 enriquecimento de composição que uma tal concepção pressupõe (em razão da complexidade afetando a resolução de problemas de equilíbrio e aplomb) oferece dupla vantagem: primeiramente, de oferecer a renovação da aparência morfológica da obra e, depois, de permitir, desta uma apreensibilidade visual mais completa. Todavia, parece-me, mais por esta particularidade e sua expressão do que pelas outras que venho de analisar, que Sônia Ebling jamais obedeceu, nas suas motivações e formulação, à observação de princípios estéticos ou de procedência técnica. Porque, com ela, o fator essencial de criação permanece o instinto, a sensibilidade, uma espécie de adivinhação, e dentro de uma certa medida, é menos pela aplicação de um método, do que por uma espécie de milagre constante , que a improvisação (lenta e penosa, em outros, muitas vezes), alcança os mais altos cumes da elaboração.

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